Para celebrar o amor





O noivado aconteceu na casa de América com a presença dos pais do casal. (Foto: Arquivo pessoal)

Tradição: é a mãe da noiva que coloca a aliança na mão de Antonio. (Foto: Arquivo pessoal)

O casal comemorou o noivado junto com os familiares. (Foto: Arquivo pessoal)
América era enfermeira no hospital Santa Casa em Patrocínio. Sua colega de trabalho, Cacilda, sempre perguntava por que, aos 38 anos, ela ainda não tinha se casado. América sempre respondia: “Eu ainda não achei a pessoa certa”. Pensando nisso, a amiga se lembrou de um primo, de 45 anos, que também estava solteiro e resolveu marcar um encontro entre eles.
O primeiro encontro aconteceu no dia 5 de maio de 1988, uma quinta-feira, na praça em frente ao hospital. Eles conversaram e marcaram de se verem no sábado depois da missa. América ficou um pouco triste porque não tinha visto Antonio, o primo de Cacilda, na missa. Logo ela pensou: “Ele não se interessou em mim”. América saiu bem rápido da igreja e, quando menos esperava, alguém a alcançou. Era Antonio. Ele estava na missa, só tinha entrado por outra porta.
Eles viram que Cacilda tinha acertado: cada um tinha encontrado a pessoa certa que estava procurando. Os dois logo começaram a namorar e Antonio queria se casar o mais rápido possível: “Minha mãe falava que era para eu apressar o casamento porque ela queria conhecer logo os netinhos”. O fato de dona Divina também estar um pouco doente pesou na decisão. Antonio queria muito que sua mãe estivesse presente em seu casamento e conhecesse seus filhos.
O primeiro passo era pedir América em casamento. Antonio foi a sua casa, em um dia em que ela estava trabalhando no hospital, e pediu a mão de sua namorada para os sogros, dona Etelvina e senhor João. Eles aceitaram e logo o namoro evoluiu para noivado. A troca de alianças aconteceu no dia 18 de setembro de 1988, na casa da noiva. A festa de comemoração pelo noivado foi no Restaurante Jamaica. Os pais dos dois estavam presentes, além dos irmãos que moravam em Patrocínio. O noivado durou quatro meses e os dois se casaram no dia 7 de janeiro de 1989.
O amor não tem idade
