top of page

       As daminhas podem entrar carregando buquês feitos com flores de verdade ou com guloseimas, como pirulitos e marshmallows. Outra opção é jogarem pétalas no caminho para a noiva passar ou segurarem bonecas de pano. Já os pajens podem levar as alianças em pequenas bandejas de prata, presas em almofadas ou em carrinhos.

 

      Se você se animou, mas ainda não escolheu o figurino das suas damas de honra e dos seus pajens, confira alguns modelos para inspirar-se. 

       Não existe um número exato de pajens e damas, mas o costume é que as crianças tenham alguma relação com os noivos. Eles podem ser irmãos, sobrinhos e primos do casal. No casamento do Marcelo e da Luciana, foi o filho do noivo que entrou com as alianças. Também não há uma regra sobre a idade. A única dica que os cerimonialistas dão é que sejam crianças com mais de quatro anos. As muito novas podem se assustar com a quantidade de pessoas e não quererem caminhar até o altar.

 

      O traje das damas e dos pajens muda conforme o estilo do casamento, a estação do ano, o horário e o grau de formalidade da cerimônia. Os meninos podem entrar com terninhos ou fraques, enquanto as meninas geralmente usam vestidos brancos. Também podem ser utilizadas nas roupas as cores da decoração. Em casamentos durante o dia, as crianças devem usar trajes mais leves, como vestidos curtos, bermudas e chinelos. Os acessórios dão um toque especial e divertido à cerimônia: bolsinhas e colares para as daminhas e suspensórios, chapéus e óculos escuros para os pajens.

 

       Eles dão graciosidade às cerimônias e conferem um charme especial ao casamento. Não há quem não se encante com a entrada dos pajens e das damas de honra. Embora alguns casais prefiram usar adolescestes ou amigos da mesma idade, no Brasil, ainda são as crianças que costumam ocupar esse posto.

 

       A tradição é que os pajens entrem com as alianças e as damas de honra, com pequenos buquês ou cestinhas com pétalas de flores. Segundo o programa Chuva de Arroz, do canal pago GNT, antigamente, as meninas usavam a roupa parecida com a da noiva para confundir os espíritos e, assim, garantir a felicidade eterna da noiva. Já os pajens, diz a lenda, surgiram na Igreja Anglicana como uma adaptação ao cargo de Pajem de Honra. Esse cargo era exercido por filhos de nobres e eles tinham um papel de destaque em cerimônias importantes.

Para começar bem a cerimônia

O bordado pode estar presente até no vestido das damas de honra (Foto: Sonho a dois)

  • w-facebook
  • w-googleplus
  • Twitter Clean
bottom of page