top of page

noivinhos em biscuit são confeccionados como “caricaturas em 3D” do casal, com direito a cópia fiel de traços marcantes do noivo e detalhes do vestido da noiva. Daniela e Matheus mandaram fazer os bonequinhos do topo do bolo com suas características.

 

       Apesar do sucesso dos noivinhos, mesmo reinventados com as cenas especiais de cada relação, há quem prefira inovar neste detalhe. Para substituir o noivo e a noiva, muitos casais têm optado por outro símbolo do amor e união: os pombinhos. Muitas vezes, eles são confeccionados em tecido e recebem aplicações que remetam à cerimônia e a festa, como gravata borboleta, cartola, véu e buquê.

 

       Uma alternativa para quem busca ainda mais inovação é apostar em um clima oriental, ornamentando o bolo com pássaros em origami. As dobraduras ajudam a dar um ar moderno e delicado para a comemoração.

 

       Na tendência de opções mais rústicas, os noivinhos confeccionados em cabaça também são uma boa opção. As babuskas russas, bonequinhas que se encaixam uma nas outras, feitas em madeira, também invadiram os casamentos. A empresa Santo Dia, especializada na confecção de enfeites de festas em geral, disponibilizou uma forma divertida para criar o enfeite do alto do bolo. Na loja virtual, o casal pode montar os noivinhos, escolhendo desde a cor do cabelo até a expressão dos apaixonados.

 

       Decoradores e cerimonialistas afirmam que a variedade de opções na hora de enfeitar o topo do bolo é ótima para que cada casal possa personalizar seu momento. Apesar de a criatividade ser benvinda nesse detalhe do casamento, eles aconselham que os noivinhos devem combinar tanto com o estilo do casal quanto com o clima e a decoração.

       Segundo a empresa Belu assessoria e eventos, os noivinhos surgiram no ano de 1840, na Inglaterra, durante o casamento do príncipe Albert e da rainha Vitória. Os noivinhos foram colocados no topo do bolo para representar o amor que os fazia “flutuar” como se estivessem nas nuvens. Depois disso, o uso desse item nas cerimônias se popularizou e foi se aprimorando com o passar dos anos.

 

       Entre os materiais mais usados atualmente, está o biscuit. Trata-se de uma massa feita à base de amido de milho e cola escolar branca, que permite as mais diversas criações por ser maleável e possibilitar o tingimento das peças. Encontrando uma boa artesã e dando assas a imaginação, o resultado pode ser mais um detalhe que sintetize o amor do casal.

 

       Muitas vezes, o bom humor é usado na hora de confeccionar os noivinhos. Alguns casais optam por mostrar suas preferências, como a paixão por compras de algumas mulheres e o vício dos videogames dos homens. As profissões dos noivos também são lembradas, como uma botina nos agrônomos apaixonados ou a cadeira  da  noiva  dentista.  Outros  buscam tanto  a  riqueza dos  detalhes  que  os 

 

Um clássico que não sai de moda. Os noivinhos sempre estão presentes no bolo (Foto: Sonho a dois)

       Eles são tão simbólicos e tradicionais nos casamentos quanto o vestido da noiva e as alianças. Não importa o estilo do casal ou sua condição financeira, provavelmente, os noivinhos do bolo também farão parte da festa. Antigamente, eles eram tratados como mais um enfeite do casamento. Eram vendidos em lojas de bibelôs e encenavam momentos da valsa e olhares apaixonados. Hoje em dia, cada vez mais os casais querem se enxergar no topo de seus bolos, em cenas personalizadas. Os noivinhos tornaram-se um dos elementos mais esperados pelos convidados.    

O destaque do bolo

  • w-facebook
  • w-googleplus
  • Twitter Clean
bottom of page