top of page

       Você sabe como quer a lembrança? Diga o que pensa. Não sabe o que fazer? Diga também e peça ajuda. Renilma Cardozo, da Via Artes, conta que algumas noivas já vêm com a ideia pronta, já fazem uma pesquisa e já chegam sabendo mais ou menos que estilo querem, que tamanho e o que desejam colocar. Outras já chegam e dizem: “Olha, eu não tenho noção de nada e eu quero que você me entregue pronto. Tá nas suas mãos. A cor padrão é essa e daí pra frente é com você”. No fim das contas, o importante é saber se expressar.

 

       Também é possível seguir as tendências. Hoje, o tipo de trabalho que mais sai é o que vem com pedrarias e pérolas no revestimento. Depois do acabamento no tecido, o detalhe é feito ou com pérolas ou com cristais. O que vai dentro dessas caixas? Agora os produtos estão voltados para artigos aromatizados, ou seja, sachês, aromatizador de ambientes, sabonetes e cremes. Lembrando que a criatividade é sempre benvinda, desde que a noiva se prepare com antecedência. O pedido mais exótico que Renilma já recebeu foi de uma pessoa que queria a caixa revestida com coador do café. Ela conta que algo do tipo demanda tempo, pois é preciso adquirir o coador, e há toda uma técnica para preparar, pois a noiva queria tudo da forma mais ecológica e mais reaproveitável possível.

 

       Para quem tem interesse na ideia, vale lembrar que é preciso pensar nisso e fazer os pedidos com antecedência. A Via Artes pede em torno de 30 a 45 dias, no mínimo 30 dias antes do casório. Sabe por quê? A culpa é do MDF. Como é a noiva que escolhe o tamanho, não há uma reserva com todos os tamanhos e quantidades padronizados. Por ficar a critério de cada cliente, é preciso fazer o pedido na marcenaria, que precisa de 15 dias para entregar o produto cru, o MDF. Daí, são mais ou menos 15 a 20 dias pra trabalhar as caixas, dependendo da quantidade. Em torno de 50 a 100, são feitas em até 15 dias. Acima disso, pedem-se 30. Normalmente, as noivas encomendam em torno de 350 caixas porque são vários convidados, padrinhos etc., então, varia de 30 a 60 dias, dependendo da quantidade, nunca menos que 30 dias. E atenção! A Via Artes tem um limite mensal e pedidos agendados já para dezembro de 2013.

 

 

 

Mais sobre o MDF

       O MDF é uma sigla internacional para Medium Density Fiberboard, ou seja, placa de fibra de média densidade, um material vindo da madeira e fabricado com resinas sintéticas. Ele surgiu no início dos anos 1970, mas só ficou conhecido aqui no Brasil na metade dos anos 1990. Trata-se de um material muito utilizado em produtos de artesanato, decoração, na indústria moveleira para frontais em peças com usinagens e trabalho de baixo relevo, nos fundos de móveis, lateral e fundo de gavetas, fabricação de pisos, rodapés, almofadas de portas, batentes, portas usinadas, peças torneadas como balaústres de escadas, pés de mesas e também em embalagens.

 

      Essas placas, o MDF, são produzidas com madeira de cultivos florestais sustentáveis de Eucaliptus e, no caso do Brasil, Pinus, tornando o produto ecologicamente correto. É preciso, porém, ter atenção, pois é um artigo de uso interior e não deve ser exposto à água, nem a ambientes com umidade excessiva. Sua limpeza deve ser com um pano limpo, macio e seco ou levemente umedecido com água e sabão neutro; por ser derivado da madeira, é preciso tomar cuidado com insetos.

 

Fontes:  http://www.montagge.com.br/mdf.htm

                http://www.significados.com.br/mdf/

 

 

Os padrinhos podem ganhar caixas trabalhadas com texturas e fitas  (Foto: Sonho a dois)

      Já pensou em dar uma caixa personalizada como lembrança de casamento? Se já pensou, mas acha que é um serviço caro e difícil de encontrar ou fazer em Uberlândia, está enganado. É possível sim fazer algo legal e com um preço bom. A Via Artes é uma empresa que faz essas caixas em MDF, revestidas com tecido, todo o trabalho é revestido, sempre com o tema ou com a cor padrão do evento. O que é MDF? É uma madeira bem fina, como se fosse uma lâmina da madeira, da qual são feitos objetos mais delicados. Os noivos escolhe o tamanho, o que querem colocar e o teor da caixa e, então, é só esperar o produto, que já vem pronto: a caixa com tudo que querem  oferecer para os convidados. Ou seja, não é preciso se descabelar por uma lembrança benfeita, nem se preocupar em comprar as coisas que irão na caixa separadamente.

        As lembrancinhas de casamento são objetos ou presentes que servem para os noivos agradecerem aos convidados pela presença e para que se recordem da ocasião, mas isso não quer dizer que precisa ser algo caro ou trabalhoso. O que importa é que represente o casal e tenha sido pensado e feito com carinho, e existem várias opções e ideias para quem quer algo legal para oferecer. Alguns exemplos são os tradicionais bem-casados, os macarons, que são doces de farinha de amêndoas preparados com diversos recheios, balas com embalagens personalizadas, garrafinhas e canecas personalizadas, cosméticos artesanais com óleos, essências e extratos vegetais, produtos aromáticos e caixas personalizadas. Daniela e Matheus deram mudas de ipê para seus convidados. 

 

MDF para a personalização de lembrancinhas

  • w-facebook
  • w-googleplus
  • Twitter Clean
bottom of page