top of page

Pastor vê as fotos do casamento de seu filho que ele mesmo realizou (Foto: Sonho a dois)

      Antônio Oliveira é pastor da igreja Batista Central de Uberlândia, e realiza casamentos há 34 anos. O pastor afirma que o momento da mensagem é um dos mais importantes em uma cerimônia de casamento evangélico: “Nesse momento, o pastor fala sobre sua experiência, ele é casado, tem filhos, quem faz uma cerimônia como eu faço, como um pastor que gosta de fazer, sai do coração, faz com vida”. Segundo ele, a mensagem transmitida é inspirada por Deus, e a palavra é direcionada não apenas para os noivos, mas também para todos os presentes no casamento.

       A cerimônia de casamento evangélico é  compreendida como uma “instituição divina” de extrema importância para os seguidores dessa religião. Os evangélicos procurar por meio desse ritual, formalizar a união diante da sociedade e perante Deus e acreditam que somente a partir da oficialização da relação é possível obter a “liberação” divina para a prática de relação sexual. O ritual de casamento realizado em uma igreja evangélica acontece em forma de culto de adoração e dedicação do relacionamento conjugal a Deus.

 

      A cerimônia evangélica acontece geralmente em etapas: há primeiramente a entrada dos padrinhos escolhidos pelo noivo e pela noiva, em quantidade definida pelo casal. Em seguida, o noivo entra geralmente acompanhado pela mãe, e aguarda o momento de chegada de sua futura esposa. A música é um elemento muito presente em cada entrada, e é marcada por letras de adoração a Deus e celebração do amor, à escolha do casal. Um dos momentos mais esperados na cerimônia é a entrada da noiva, acompanhada geralmente pelo pai e por damas de honra e pajens. Depois de caminhar para o altar, a noiva é entregue pelo pai ou acompanhante para seu noivo, e ambos recebem uma mensagem transmitida pelo líder religioso da congregação, com citações bíblicas.

O ritual de amor que os evangélicos não abrem mão

       Depois da mensagem, as alianças são conduzidas ao altar, e há uma oração para abençoar os objetos que simbolizam a fidelidade entre o casal. A aliança é colocada em meio a palavras e promessas de amor entre os noivos. É nesse momento que quase todos que assistem à cerimônia choram! Para o pastor Antônio Oliveira, o momento ápice do casamento, é a cerimônia das alianças. “É o momento que o pastor põe a mão sobre os noivos e abençoa a vida daquele casal, essa pra mim é a hora máxima, a hora importante”. De acordo com o pastor, há duas formas de cerimônias de casamentos evangélicos, uma puramente religiosa, e outra com efeito religioso e civil. No segundo tipo de cerimônia, durante o ritual religioso, o casal oficializa a união também perante a lei.

 

         Após cumprir essas principais etapas do casamento, o casal se retira do local da cerimônia, oficialmente casado e feliz da vida. Muitos casais depois do enlace, celebram a união em uma festa oferecida a todos os convidados. Laís e Daniel , membros da igreja Batista Central, irão se casar no feriado de 7 de Setembro desse ano, e resolveram unir o útil ao agradável. Vão realizar a cerimônia e a festa de casamento no mesmo espaço. Evangélicos casam e também comemoram e se divertem.

  • w-facebook
  • w-googleplus
  • Twitter Clean
bottom of page