Para celebrar o amor




Dois noivos, um só coração
A cerimônia aconteceu em abril de 2012. Quando o Supremo Tribunal Federal regularizou a união estável para casais gays, Marcos e Josué fizeram seu registro oficial perante a lei. Para comemorar, a irmã do Marcos, Jussele, preparou um jantar para os noivos e para os amigos mais próximos e eles puderam festejar o momento, tão importante para o casal. Marcos considera que o mais importante do casamento é a união mútua, a divisão das obrigações e, claro, a busca por direitos igualitários. Para ele, a evolução nas leis brasileiras é um avanço. Inclusive, agora que o Conselho Nacional de Justiça decretou o direito ao casamento, ele e Josué pretendem se casar oficialmente.


Um documento que comprova a união civil (Foto: Arquivo Pessoal)
O presidente do Shama recomenda que os casais homossexuais busquem os seus direitos e, essencialmente, tentem manter o entendimento com a família, para que todos tenham consciência do que significa o registro de união estável e do casamento, que garantem o acesso aos mesmos privilégios que qualquer casal heterossexual. Marcos e Josué fazem parte desses casais que regularizaram sua união perante as leis. E, assim como eles, várias pessoas vivem juntas e buscam o reconhecimento de suas relações. “A curtos passos, o Brasil está avançando nessa questão, não só do casamento, mas do combate à homofobia”, é o que acredita Marcos. Entretanto, ele vê um problema que vai além das leis: a cultura. O governo federal está caminhando em relação
aos direitos legais, mas a população ainda tem preconceitos e ideias equivocadas sobre os homossexuais. “As leis podem facilitar muito a vida das pessoas, mas não muda uma cultura, então tem o que avançar nesse sentido”. Nós, do Sonho a Dois, esperamos que o Brasil chegue à situação de outros países, na qual os homossexuais podem se casar e ter acesso a direitos igualitários, com o apoio da população. E que muitos outros casais, assim como o Marcos e o Josué, possam viver o seu amor!

"Agora, estamos ligados para a eternidade" (Foto: Arquivo Pessoal)

Uma conquista a ser celebrada. (Foto: Arquivo Pessoal)

Um casamento não se faz sem os amigos ao redor.(Foto: Arquivo Pessoal)


A família do Marcos deu todo o apoio para a união (Foto: Arquivo Pessoal)

Enfim, eu e você, oficialmente, somos nós!(Foto: Arquivo Pessoal)