top of page

romântico, mas, em casamentos católicos, isso não é autorizado. Os noivos podem escolher as músicas a partir de uma lista de canções pré-selecionadas pela paróquia onde será realizado o matrimônio. Padre Ivan atenta que até as músicas católicas devem ser selecionadas, pois existem canções religiosas que também não se adequam às cerimônias de casamento.

 

       Padre Ivan  já realizou cerca de 80 matrimônios e cada um deles marcou de alguma forma a sua história.  Ele se recorda de dois que foram muito especiais: “Celebrei o casamento de um sobrinho e, depois, de uma sobrinha. Foram dois casamentos muito emocionantes para mim”. Para o padre, todas as partes de um matrimônio são importantes. Como pessoa, ele acredita que o momento mais belo de uma cerimônia é o instante em que os noivos ficam de frente um para o outro e fazem os votos. O olhar do casal selando o compromisso de ficarem juntos até que a morte os separe, juntamente com a troca de promessas e alianças, sempre lhe encanta.

Padre Ivan abençoando os noivos durante a cerimônia (Foto: Sonho a dois)

       Atualmente, é comum existirem casais que não compartilham da mesma religião. Se isso acontecer e, mesmo assim, os noivos desejarem se casar na igreja, a pessoa que não for católica deverá assinar um documento. “Existe um documento, um decreto, assinado pela parte não católica, comprometendo-se junto com o esposo ou a esposa a educar os filhos na fé católica”, comenta o padre.

 

        Muitas pessoas já devem ter ido a algum casamento religioso celebrado em clubes ou fazendas, só que, hoje em dia, isso não é mais possível. Padre Ivan explica que a Igreja Católica percebeu que o sagrado do casamento religioso estava ficando em segundo plano quando realizado nesses locais. Por isso, os matrimônios católicos só podem ser celebrados na igreja, que é um templo abençoado e que possui o clima propício para esse momento tão especial na vida de um casal.

 

       Algumas noivas possuem o sonho de entrar na igreja com a canção que marcou  a  história  do  seu  namoro  ou  que  a  emocionou durante  um  filme 

       Ivan José Ribeiro já é padre há quase quatro anos. Atualmente, é o reitor do Seminário Menor de Patrocínio, MG. Foi ele o responsável por celebrar o casamento da Daniela e do Matheus. Padre Ivan conta que, para se casarem na igreja católica, os noivos devem ter passado pelos três sacramentos de iniciação cristã: o batismo, a primeira eucaristia e a crisma. Eles são necessários, pois, é a partir deles que o homem e a mulher irão amadurecer, podendo chegar ao sacramento do matrimônio. Além disso, o casal deve realizar o Curso de Noivos, que é uma preparação para que assuma com responsabilidade essa nova etapa em sua vida.

O casamento na igreja católica

  • w-facebook
  • w-googleplus
  • Twitter Clean
bottom of page