Para celebrar o amor




Seja qual for a explicação e as crenças do casal para dar significado ao uso das alianças, elas devem ser escolhidas com carinho, pois se espera que façam parte da vida dos noivos por um longo tempo. Felipe se dedicou na escolha das alianças certas e optou por um modelo de ouro com pedrarias. Existem alianças de casamento para todos os gostos e de diferentes materiais, e as joalherias estão cheias de opções. Há modelos de alianças que se encaixam uma na outra, formando uma combinação, como a união de um coração, por exemplo. Existem os modelos clássicos, que não saem de moda, feitos inteiramente de um único material e nenhum outro detalhe. Há também os anéis que abusam das pedrarias, como brilhantes e diamantes.
Criatividade não falta na confecção das alianças, os formatos surpreendem e há uma série de escolhas possíveis de modelos e design. O ouro, porém, continua sendo a principal pedida e, atualmente, o material que está muito em alta é o ouro branco. Há modelos que misturam ouro branco com amarelo, ou incluem até uma terceira tonalidade na confecção das alianças, tudo é possível. O ouro pode ser de diferentes quilates que variam de acordo com o modelo e a espessura dos anéis. Enfim, tem aliança pra quem está com o orçamento apertado, e tem também para quem deseja investir muito.
Além da escolha do material, os noivos devem decidir a frase que irão colocar nas alianças. Tem casal que opta pela criatividade, outros não abrem mão do romantismo, há ainda aqueles que escolhem uma frase que só os dois compreendem. Nessa hora, é melhor deixar o sentimento falar mais alto, e escolher aquela que melhor representa o amor e a cumplicidade dos dois. A escolha certa da aliança é um detalhe que faz toda a diferença para aqueles que, antes de tudo, escolheram, por amor, dividir suas vidas com outra pessoa.
Em uma cerimônia de casamento, a aliança é uma das protagonistas. Depois da entrada da noiva, sua entrada é a mais esperada. Na ocasião, geralmente, os noivos colocam o anel no quarto dedo da mão esquerda do parceiro, em meio a votos de amor e fidelidade. Algumas histórias explicam porque a aliança é colocada nesse dedo. O site Nerds in love explica duas teorias: os romanos, por exemplo, acreditavam que por esse dedo passaria uma veia ligada diretamente ao coração. Há ainda a lenda chinesa que diz que os dedos anelares representam o companheiro. Quando se unem todos os dedos, de uma mão com a outra, e se voltam para si os dedos do meio, que representa a pessoa, os anelares são os únicos que não se separam. Para os chineses, isso significa que os noivos devem permanecer juntos para sempre.
E se o amor, o respeito e a fidelidade entre um casal adquirissem a forma de um objeto, qual seria ele? Para os casais apaixonados, a resposta é simples: a aliança. Usá-la é levar consigo um pouquinho da pessoa amada. É ter o nome que já está gravado no coração, escrito e materializado em um anel. A aliança está presente na história de um casal em diferentes momentos. No namoro, é resultado da vontade de querer mostrar ao parceiro que o compromisso é sério. Com o amadurecimento da relação, vários casais dão o próximo passo e decidem noivar. No noivado, um coloca o anel na mão direita do outro, deixando a expectativa de que, em breve, as alianças serão transferidas para a mão esquerda.
Com o coração na mão






















Sofisticação: aliança em ouro amarelo escovado, com uma pedra de brilhante no anel feminino (Foto: Terra/Divulgação)